Substância do bem: Resveratrol

out 9th, 2012

Comentários: 0
Categoria: Alimentação

Substância do bem: Resveratrol

Apesar de possuir um nome que mais lembra um composto medicamentoso, o resveratrol é, na verdade, uma substância contida em vários alimentos e que traz diversos benefícios à saúde.

Ele é encontrado, em diferentes níveis, no eucalipto, no amendoim e na amora, mas sua concentração é maior nas uvas – em especial nas mais escuras. A casca, as sementes e os seus derivados – vinho e suco de uva – também são ricos na substância. Pode ser encontrado, ainda, em forma de cápsulas e em suplementos.

Esse poderoso aliado possui atividade antioxidante (combatendo os radicais livres) e protege os vasos sanguíneos contra progressão de placas de arterosclerose. Também é conhecido pela atividade anti-inflamatória e anticoagulante e pela sua atuação similar ao estrogênio (inclusive substituindo parcialmente este hormônio nos tratamentos pós-menopausa).

Pesquisas apontam, ainda, que a substância apresenta benefícios na prevenção do câncer, em consequência da sua capacidade de frear a proliferação de células neoplásicas.

Vale ressaltar que o resveratrol não é nenhum tipo de substância milagrosa, que pode curar as pessoas de todos os males. Ele deve ser consumido diariamente junto com uma dieta adequada a fim de ajudar na melhora da qualidade de vida.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Adicionar comentário

Seu email não será compartilhado nem publicado. Os campos exigidos são marcados *