Facilidade para ganhar massa muscular

mar 20th, 2014

Comentários: 0
Categoria: Nutrição e Saúde

Facilidade para ganhar massa muscular

Com a justificativa de  “ter facilidade de ganhar massa muscular” muitas pessoas dizem que não podem: fazer musculação; tomar alguns suplementos (como whey protein por exemplo), comer carboidratos, etc. A queixa mais comum é que se sentem muito inchadas e com isso não conseguem reduzir medidas… Enfim, até onde isso seria verdade? Será que pensam estar ganhando massa, quando na verdade uma parte seria retenção de líquido ou estariam ganhando gordura além da massa muscular?

Existem vários fatores que estão relacionados para se conseguir ganho de massa muscular comosexo, idade, perfil hormonal. Mas, além deles também são importantes:

  •  Regularidade da alimentação e adequação da ingestão calórica;
  •  Ingestão de vitaminas e minerais;
  •  Hidratação;
  •  Tipo, duração, intensidade e frequência do treino;
  •  Genética;
  •  Tempo de descanso e qualidade do sono para recuperação muscular;

Todas as pessoas têm condições de aumentar a massa muscular, mas não na mesma intensidade.  Quanto mais cedo se começar, maiores garantias de desenvolver bem os músculos.

Contudo, alguns indivíduos têm mais facilidade em ganhar massa muscular do que outros,considerando alguns fatores a seguir:

1) Biotipo

O biotipo possui três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo. Normalmente somos a combinação de dois deles, com características de ambos. Você sabe qual o seu biotipo?

Ectomorfo: São pessoasmagras por natureza e que não perdem a definição muscular facilmente. Possuemdificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. É o famoso longilíneo! Quando treinam pesado, atingem ótima definição muscular mas com pouca massa. Tem uma constituição física boa para esportes de resistência.
Mesomorfo: facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura. Geralmente tem um visual mais atlético, tem boa postura e são simétricos. Mesomorfos são conhecidos por ganharemmassa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada.A combinação de atividades é ideal para conservar um equilíbrio entre a massa muscular e o peso corpóreo.Possuem boa definição muscular por natureza e atingem altos níveis de hipertrofia e explosão muscular.
Endomorfo: possui muita facilidade em ganhar peso. Apesar disso, normalmente o peso que ganha é mais gordura do que músculo, tendo sempre dificuldade para perdê-lo. Aspessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.Devem dar especial atenção à alimentação e intensificar a atividade física para aumentar o consumo energético sobre a ingestão de calorias. Devem fazer bastante aeróbicos para perder peso e dieta com baixas calorias. Ficam obesos facilmente, mas isso não quer dizer que não atinjam boa hipertrofia, o que ocorre é que a musculatura fica escondida embaixo da camada adiposa.

 

2) O tipo de exercício praticado

Apesar das diferenças no que diz respeito a facilidade e dificuldades de cada  biotipo, todos podem  ganhar mais músculo e obter maior definição com a redução do % de gordura. Para isso, é necessário fazer os exercícios certos. Um bom educador físico deverá ser capaz de indicar quais são os melhores exercícios indicados para cada caso. Lembre-se que mesmo tendo um biótipo com “facilidade pra ganhar massa muscular” não é necessário deixar de fazer musculação, o que importa é a redução do seu percentual de gordura,  pois assim irá melhorar a definição muscular.

 3) Alimentação

O biótipo também deve ser levado em consideração na hora da dieta, sempre priorizando os objetivos e superarando as dificuldades dos pacientes.

Quanto à ingestão de carboidratos é recomendado para uma pessoa normal em torno de 55% a 60% da ingestão calórica total, pois eles fornecem nossa fonte primaria de energia. Ou seja, otreinamento com pesos necessita dos carboidratos, que no corpo se transformam em glicose, gerando energia para a ação muscular. E não é porque o indivíduo tem “facilidade de ganhar massa muscular” que deixará de comer carboidrato. Sou a favor de uma dieta balanceada.

A dieta é o fator chave para ganho de massa muscular e para diminuição do percentual de gordura. Para incentivar o crescimento muscular, ganho de força e recuperação, você precisa ingerir quantidades suficientes de proteína de alta qualidade juntamente com carboidratos. Esse aumento no consumo de proteínas sugerem uma otimização no processo anabólico e uma melhora das respostas fisiológicas ao treinamento.

4) Suplementos

Como disse no meu outro post, a Whey Protein pode ser usado como suplemento para atingir diferentes objetivos. Tudo depende de como será usado. Então digo e repito: quem “tem facilidade de ganhar massa muscular” pode sim tomar Whey Protein! Não de forma aleatória e nem abusiva, mas com orientação nutricional adequada.

Temos que encontrar um equilíbrio e viver em harmonia com nosso corpo. Sempre reforçando os pontos fracos e mantendo os fortes!

5) Hidratação

A hidratação também faz parte do treinamento. Um corpo sempre hidratado trabalha melhor e apresenta maior desempenho nos treinos. Isso porque nosso organismo necessita de água para quase todas as funções, sendo que 60% do nosso peso corporal vêm de água e nosso tecido muscular é composto por mais de 70% de água. Além disso precisamos dissociar a impressão de  “inchaço” causada pela retenção hídrica com a falsa impressão de “facilidade pra ganhar massa muscular”.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/1/df/74/miguelvieiranutricao/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273