Whey protein: com água ou leite?

fev 19th, 2014

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Categoria: Nutrição e Saúde

Whey protein: com água ou leite?

whey protein, é um dos suplementos mais utilizados hoje em dia. É utilizado de diversas maneiras diferentes: em bolos, shakes, panquecas, muffins, biscoitos; e também ingerida em diferentes horários: pela manha ou à noite, pré ou pós treino, ou até mesmo como um substituto para uma refeição. O seu consumo vai depender do objetivo a ser buscado: se é a redução do percentual de gordura, ganho de massa muscular, melhora da performance, intolerâncias alimentares ou simplesmente porpreferência de paladar.

Uma dúvida que sempre gera polêmica é: usar o whey protein com água ou com leite?

Uma grande diferença que é percebida logo de cara entre consumi-lo com água ou leite é o teor calórico. O leite, por possuir em sua composição proteína, carboidrato e gordura, quando misturado com whey protein gera um aumento do aporte calórico e aporte proteico da refeição. Por este motivo é interessante para pessoas que querem aumentar massa muscular e possuem percentual de gordura baixo. Mas muitas vezes por questão de paladar algumas pessoas só conseguem utilizar o whey protein associado ao leite. Nesse caso se o objetivo principal é reduzir percentual de gordura, oriento que utilize sempre leite desnatado e não acrescente nenhum outro carboidrato ao shake.

Outro aspecto importante a ser observado é a diferença na velocidade de absorção do seu shake. Para a absorção mais rápida, o ideal é tomar whey com água, pois devido à gordura presente no leite (principalmente se este for integral) essa absorção é um pouco mais lenta. Em contrapartida, o leite é uma mistura de soro de leite e caseína, e uma pesquisa de Janeiro de 2011 pela “American Journal of Physiology: Endocrinologia e Metabolismo”, indicou que a combinação de soro de leite e caseína oferece uma recuperação muscular superior em comparação ao soro (whey protein) sozinho. Logo, ingerí-lo com leite pode se tornar interessante também nesse aspecto, ao invés de somente com água, onde não teríamos a presença da caseína do leite.

Minha opinião é de que o whey protein pode ser ingerido das duas maneiras, porém para diminuição do percentual de gordura eu priorizo utilizar com água e carboidratos simples (frutas, maltodexrina, etc…) e complexos (aveia, batata doce, etc…) ou até mesmo sem carboidrato nenhum, dependendo do horário e da urgência em reduzir a gordura corporal. Sabendo-se do risco de utilizar o whey sem carboidratos em uma refeição, podemos utilizar a proteína como fonte de energia, mas cada caso é um caso!

Fazer uma refeição com o whey protein batido somente com água merece algumas considerações: não deve ser utilizado como pré treino, pois necessitamos do carboidrato para fornecer energia para realizarmos nossas atividades físicas; no pós treino seu uso é interessante, porém temos que ter a consciência de que estaremos utilizando parte dessa proteína como fonte de energia, já que o carboidrato que faria o papel energético neste momentos não estará presente na refeição. Em casos assim, não devemos esperar muito tempo para próxima refeição. No caso do Rodrigo e da Beta, por exemplo, eu utilizo o whey protein sempre com água e associado tanto a carboidratos simples quanto a complexos.

É importante sempre conversar com seu nutricionista antes de começar a tomar o suplemento por conta própria, para uma correta avaliação da quantidade adequada e da melhor forma e horário de consumo.

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