A conquista de um Ironman

out 25th, 2012

Comentários: 1
Categoria: Pacientes

A conquista de um Ironman

Hermann Campos sempre foi uma pessoa de hábitos comuns. Quando chegou próximo aos 40 anos, se deparou com um vilão na vida da maior parte dos brasileiros – o sedentarismo.

Para mudar essa rotina, Hermann resolveu optar por um desafio casca grossa, caso contrário não levaria a sério os treinamentos como deveria para restituir a seu corpo a saúde que ele há anos necessitava.

A escolha foi o Ironman, uma das provas mais duras existentes. São 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida; tudo em um único dia, ininterruptamente e sem descanso, com um limite de tempo de 17 horas para completá-la.

Hermann tinha 15 meses até a a data do seu desafio, e a primeira dificuldade logo apareceu – falta de preparo físico. “Era impossível correr mais do que 3 km; nadar 100 metros sem me segurar na borda da piscina, nem pensar; acompanhar os ciclistas do meu grupo de pedal, não dava”, conta ele.

Com dois meses de treino, o quadro era quase desanimador, pois o desgaste era grande, o cansaço pesava e, apesar disso, eram poucos gramas perdidas. Esses eram seus maiores inimigos para que alcançasse os objetivos.

Foi aí que começamos nosso acompanhamento. Através de uma reeducação alimentar e suplementação assistida, Hermann pode notar uma melhora de desempenho e uma facilidade maior nos treinamentos.

Em cinco meses, foram quase 11 quilos perdidos, o que deixava o “futuro atleta” bem disposto e motivado a enfrentar a dura rotina de treinamentos. O objetivo, que no início era o de completar um Ironman, passou a ser completá-lo em 12 horas, um bom tempo, principalmente para quem nunca havia realizado a prova.

Durante os 7 meses próximos ao à prova, com a intensificação dos treinos, redefinimos a estratégia alimentar para aguentar essa nova fase. Para a prova, traçamos uma alimentação bem específica, para que Hermann pudesse sustentar a puxada “maratona”.

Resultado: Ironman 2012 completo não nas 12 horas esperadas, mas em 10 horas e 50 minutos. Desafio vencido e a constatação da incrível diferença que a alimentação faz no esporte de alto rendimento.

Desde o momento que optou por voltar a se exercitar até o dia da prova, Hermann eliminou 19 quilos, passando de 97 kg para 78 kg (grande parte convertidos em massa muscular).

A preparação agora é para o evento de 2013. Tenho certeza de que esse Ironman da vida real vai chegar ainda mais longe.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/1/df/74/miguelvieiranutricao/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273