Hidroginástica na Terceira Idade

mar 24th, 2016

Comentários: 0
Categoria: Alimentação

Hidroginástica na Terceira Idade

É muito comum ouvirmos relatos sobre idosos que, por falta de equilíbrio, flexibilidade ou força, acabaram sofrendo uma queda e fraturaram alguma região do corpo. Ao longo do tempo, alguns tratamentos comprometem a qualidade de vida.

Uma atividade física muito recomendada para melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória dos idosos é a hidroginástica. Ela é uma prática regular de exercícios físicos que contribui para a melhoria da saúde, promovendo resistência, força muscular e flexibilidade.

A hidroginástica é uma aula dinâmica e divertida, realizada em grupo sob a supervisão de um professor. Você pode encontrá-la na academia mais próxima do seu bairro.  É perfeita para essa estação mais quente e dá um gás na perda de peso e na boa forma. Por ser uma atividade realizada na água, não oferece impacto sobre ossos e articulações. Por esses motivos, é considerada um tipo de exercício recomendável para terceira idade.

Nas aulas, o professor faz uso de alguns equipamentos, como halteres, tornozeleiras, step, luvas e macarrão, que ajudam a fortalecer a musculatura, dificultando o exercício. Uma dica importante é não ingerir alimentos pesados imediatamente antes das aulas, uma vez que, com os movimentos, pode ocorrer enjoos ou náuseas. Um sanduíche leve, frutas com iogurte ou até uma porção de oleaginosas com castanha do pará, nozes  e amêndoas  são opções sugeridas para a dieta.

Ah! O gasto calórico de uma aula de hidroginástica gira em torno de 400 kcal/hora, dependendo da intensidade dos exercícios. Mas é muito importante ficar atento às contraindicações. Não se esqueça de que é necessário fazer um exame médico. Existem casos em que o aluno não tem condições de se equilibrar ou apresenta deficiência motora e não consegue caminhar, ele pode fazer a hidroterapia, que é uma atividade especialmente feita por fisioterapeuta, que vai dar uma aula exclusiva com os movimentos que o aluno tem maior dificuldade.

Deu para tirar a dúvida, né? Lembre-se de que essa atividade na rotina produz melhora psicológica também, pois a aula é em grupo, trabalha a socialização, a concentração e, com a liberação da endorfina, que traz a sensação de bem-estar, o prazer aumenta. Sendo assim, melhora a sua qualidade de vida. :D

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/1/df/74/miguelvieiranutricao/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273