O SEGREDO DOS INCAS: MACA PERUANA

abr 17th, 2014

Comentários: 0
Categoria: Sem categoria

O SEGREDO DOS INCAS: MACA PERUANA

A maca peruana (Lepidiummeyenii) é uma planta de origem dos Andes que lembra o formato de um rabanete. A raiz da planta é seca e é utilizada em pó há mais de dois mil anos para:

1) Combater a fadiga
Hoje sabemos que a raíz da maca não é um medicamento, é um alimento nutritivo energético e fortificante. Vem sendo recomendada para todos os estados de carência que necessitam de aportes suplementares de energia e de substâncias nutritivas: má nutrição, todos os estados de cansaço, fadiga, astenia, perca de desejo sexual e desinteresse, por cansaço.

2) Agir como um estimulante sexual
Após alguns estudos apontarem que a raiz pode aumentar a resistência do sexo masculino durante o ato sexual, a planta ganhou publicidade mundial. Com fama de afrodisíaca por aumentar a libido, vigor e desejo sexual tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo na libido e desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem-estar geral.

Considerada de alto valor nutricional, é rica em carboidratos, fonte primária de energia, e muitas fibras, proteínas, gorduras saudáveis, esteróis de plantas, vitaminas e minerais, tais como cálcio, ômega 3, potássio, magnésio, zinco, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina C, entre outras.

Alguns benefícios da maca peruana:

  • Fitoesteróis: auxiliam no fortalecimento da imunidade;
  • Fonte de fibras: ajudam no processo de emagrecimento, aumentando a saciedade e reduzindo o apetite; e no controle da diabetes, reduzindo a velocidade de absorção da glicose;
  • Ômega 3: protege a saúde cardiovascular com características antiinflamatórias;
  • Ômega 9: ajuda no equilíbrio do colesterol;
  • Riquíssima em ferro: auxilia no tratamento da anemia;
  • Fonte de vitaminas do complexo B: relacionadas à produção de energia, auxiliam na melhora da disposição, sendo excelente opção como pré-treino para praticantes de atividades físicas;
  • Fonte de cálcio e magnésio: colaboram na prevenção de tratamento da osteoporose;
  • Fonte de vitaminas e gorduras saudáveis: que participam da formação de hormônios sexuais, fortificam o sistema endócrino e contribuem para o aumento do vigor e da libido, equilibrando os hormônios sexuais, bem como os efeitos negativos da menopausa.

Pesquisadores relatam que a planta, um produto 100% natural, não tem potencial de toxicidade, podendo considerar o seu uso a longo prazo como suplemento alimentar (diferente do guaraná e do café, não contém cafeína, por isso não afeta o sistema nervoso central).

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca peruana, uma vez que podem ocorrer sintomas de desintoxicação, principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e industrializados.

Todas as pessoas, principalmente aquelas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas, doenças renais e alergias (a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação nutricional e médica.

Eu ainda não uso a raiz mas, com tantos relatos positivos e estudos apontando suas vantagens, acredito que seja válido experimentar.

Então, vamos tentar e trocar informações sobre seus reais benefícios?

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/1/df/74/miguelvieiranutricao/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273