Pré treino: Benefícios e as vantagens

mai 21st, 2014

Comentários: 0
Categoria: Suplementos

Pré treino: Benefícios e as vantagens

A suplementação antes da atividade física tem crescido em larga escala. Mas você conhece osbenefícios e as vantagens de sua utilização?

Estudos contínuos nessa área associados à alta tecnologia, viabilizaram o desenvolvimento de um novo modelo de suplemento que busca aproveitar da melhor forma a atividade física (seja dando mais energia, aumentando o rendimento, o foco ou mesmo auxiliando no ganho ou na recuperação dos muscular). Eles foram desenvolvidos quimicamente porque muitas vezes não conseguimos obtê-los em quantidades suficientes através da alimentação.

Normalmente são vasodilatadores que são utilizados como a base para os principais pré treinos, usualmente compostos pelos aminoácidos arginina e citrulina malato. Eles estimulam a produção do óxido nítrico e evitam a fadiga durante a atividade física, seja ela anaeróbica como por exemplo a musculação ou aeróbica como a corrida.

Como agem?

Os vasos sanguíneos ficam mais largos, o que facilita a entrada de nutrientes para o músculo alvo, além de aumentar o fluxo sanguíneo e vascularização periférica.

Quais são seus benefícios?

Associados a outras substâncias, que veremos abaixo, nos ajudam a ter mais energia e ainda “pegar mais pesado” no treino, como por exemplo:

O BCAA, BETA ALANINA, CREATINA, GLUTAMINA, TAURINA, EXTRATO DE GUARANÁ, SINEFRINA, CAFEÍNA, ORNITINA, L THEANINA dentre outras. Cada uma delas merecia um post dada sua relevância. Não oferecem risco para saúde quando utilizados da forma correta.

A suplementação com pré treinos associada a alimentação balanceada pode encurtar o caminho para atingir um determinado objetivo, seja ele:

  • Aumentar o rendimento;
  • Aumentar a forca;
  • Aumentar a resistência muscular;
  • Aumentar a massa muscular (aumento da síntese proteica);
  • Melhorar o foco durante a atividade física;
  • Podem ajudar na redução do % de gordura por acelerar o metabolismo(associado a uma alimentação adequada);
  • Diminuir a fadiga muscular durante o treino;
  • Melhorar a performance em atividades de endurance (pois aumenta a resistência, o rendimento ou por melhorar o foco.

Os pré treinos podem ser utilizados desde a musculação, como em várias modalidades esportivas, como esportes coletivos e endurance.

Como nutricionista esportivo e educador físico, sou super favorável à sua utilização, pois vejo seus benefícios na prática, tanto em mim, quanto em meus pacientes e atletas. Costumo manipular ou utilizar algumas destas substâncias de forma isolada, pois me permitem potencializar e individualizar determinadas formulações.

Eu não recomendo o uso do pré treino para camuflar uma falsa sensação de bem estar! Se o paciente estiver muito cansado, por ter trabalhado, estudado ou feito muitas atividades físicas no mesmo dia, as chances de se lesionarem, aumentam muito sem contar que poderão estar nadando contra a correnteza, ou seja, treinado cansado podem estar catabolizando (perdendo massa muscular) ou tendo um ganho mínimo, jogando fora dinheiro e tempo. Vejo muitas pessoas buscando no pré treino uma muleta para conseguir treinar, sem respeitar seus próprios limites, sendo que é preferível, treinar um número menor de vezes na semana com melhor qualidade. Nenhum suplemento no mundo supera uma noite de sono bem dormida!

Se você quer aproveitar ao máximo as vantagens de utilizar estes suplementos, procure a ajuda do seu nutricionista que irá auxiliá-lo quanto a melhor maneira de utilizá-lo, associado com um planejamento nutricional adequado e um bom educador físico pode ser a solução para adequar seu treino x disponibilidade de tempo.

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/storage/1/df/74/miguelvieiranutricao/public_html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273